A Microsoft vai lançar durante o mês de Setembro, a atualização “Fall Creators Update” do Windows 10, que promete trazer uma variedade de melhoramentos na gestão de ficheiros do OneDrive, consumo de bateria, na proteção contra ransomware, entre outras.
Eis algumas das novidades mais notórias para os utilizadores empresariais:

 

Files On-Demand no OneDrive

O ‘OneDrive Files On-Demand’ irá resolver os problemas de sincronização frequentemente encontrados por aqueles que não desejam sincronizar todos os seus ficheiros em todos os seus dispositivos. Este recurso dará aos utilizadores a opção de escolha de quais as pastas a sincronizar e de quais as que se manterão na cloud, podendo assim libertar algum espaço no disco.  

 

Maior proteção contra o ransomware

A Microsoft melhorou a segurança do Windows 10 através desta nova funcionalidade denominada por acesso controlado de pastas. Esta nova medida de segurança permite que os utilizadores aprovem aplicações, o que faz com que este seja alertado quando as aplicações que não estão aprovadas tentam aceder ou modificar ficheiros do sistema ou do utilizador,  
Esta é uma novidade que é bem recebida por todos, visto que o número de ataques de ransomware como WannaCry e Petya tem vindo a aumentar.

 

Prevenção de ameaças a nível empresarial

A atualização do Fall Creators também incluirá o ‘Windows Defender Exploit Guard’, um sistema de prevenção de ameaças que, nas próprias palavras da Microsoft, “ajuda a tornar as vulnerabilidades dramaticamente mais difíceis de serem usadas”. A nova plataforma destina-se principalmente a reconhecer e proteger novos malwares que não foram catalogados nem analisados por profissionais de segurança.
A Microsoft também apresentará o ‘Windows Defender Application Guard’, um programa que protege os utilizadores do Windows 10, isolando e contendo ameaças e malwares no navegador Edge. Por enquanto, esta aplicação ficará apenas disponível para utilizadores do Windows 10 Enterprise Edition e Hyper-V.
Ambas as aplicações vão complementar as firewalls e os softwares de antivírus para oferecer uma proteção mais abrangente aos dados, programas, dispositivos e redes.

 

Contactos mais fáceis de alcançar

Os utilizadores do Windows 10 vão beneficiarão de novos recursos com o objetivo de aumentar a colaboração. Um dos novos recursos permitirá que marquem contactos da lista de contactos por forma a que fiquem disponíveis em localizações de acesso rápido, podendo assim rapidamente entrar em contacto com estes via email, mensagens instantâneas ou chamadas de vídeo.  

 

Muitas outras otimizações

A atualização irá também trazer muitos outros ajustes, otimizações e melhorias por todo o sistema operativo. Apesar de ser uma atualização excelente, aconselhamos como sempre, a que num ambiente empresarial se teste primeiro esta antes de permitir que seja aplicada em todos os computadores, a fim de evitar possíveis problemas. 

Se precisar de ajuda ou se tiver dúvidas, entre em contacto connosco.