A Microsoft comprometeu-se em fornecer 10 anos de suporte de produto para o Windows 7 quando foi disponibilizado a 22 de outubro de 2009. Este período de 10 anos terminou e a Microsoft irá descontinuar o suporte para o Windows 7 para direcionar os seus investimentos para o suporte a tecnologias mais recentes. O dia específico do fim do suporte para o Windows 7 foi 14 de janeiro de 2020. As atualizações de software a partir do Windows Update que ajudam a proteger o PC já não estão disponíveis para o produto. A Microsoft recomenda vivamente que mude para o Windows 10 por questões de segurança.


Como serei afetado pelo fim do suporte?
Depois de 14 de janeiro de 2020, os PCs com o Windows 7 vão deixar de receber atualizações de segurança. Como tal, é importante que atualize a versão para um sistema operativo moderno, como o Windows 10, que pode fornecer as mais recentes atualizações de segurança. Além disso, o suporte ao cliente da Microsoft deixará de estar disponível para o Windows 7. Os serviços e aplicações relacionados para o Windows 7 também serão descontinuados ao longo do tempo.

O que devo fazer?
Para a maior parte dos utilizadores do Windows 7, mudar para o Windows 10 é a solução recomendada.

Posso fazer uma atualização de versão do meu PC para o Windows 10?
Para tirar partido das funcionalidades de hardware mais recentes, recomenda-se mudar para um novo PC com o Windows 10. Como uma alternativa, os PCs Windows 7 compatíveis podem ser atualizados ao comprar e instalar uma versão completa do Windows 10.

Como posso atualizar gratuitamente para o Windows 10?
A oferta da atualização gratuita para o Windows 10 terminou a 29 de julho de 2016. Para obter o Windows 10, terá de comprar um novo dispositivo ou, se tiver um PC compatível, comprar o software Windows 10.

O que acontece se continuar a utilizar o Windows 7?
Se continuar a utilizar o Windows 7 depois de terminado o suporte, o PC continuará a funcionar normalmente, mas ficará mais vulnerável a riscos de segurança. Futuramente as aplicações irão começar a deixar de lançar atualizações para este.

Posso ativar o Windows 7 depois de 14 de janeiro de 2020?
O Windows 7 pode ser instalado e ativado.

O Microsoft Security Essentials continuará a proteger o meu PC após o fim do suporte?
O Microsoft Security Essentials (MSE) continuará a receber atualizações de assinaturas após 14 de janeiro de 2020. No entanto, a plataforma MSE já não está a ser atualizada.

Por que razão recebi uma notificação sobre o Windows 7?
Está a receber notificações para o relembrar de que o seu windows deixou de ser suportado e receber atualizações de segurança.

Caso deseje ler mais informações, veja o nosso documento informativo (em inglês):