Por norma o serviço de DNS que usamos é o que é fornecido pelo ISP, que nos dá acesso à Internet. Na prática, quanto mais rápido o servidor de DNS resolver um nome num endereço IP mais rápida é certamente a navegação.

Hoje, a Cloudflare em parceria com a APNIC,  lançaram um serviço de DNS gratuito que referem ser o mais seguro e o mais rápido da atualidade.

 

Para que serve o DNS?

Um dos serviços mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IP e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual a máquina a contactar e pede ao servidor de DNS (que tem configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP.

Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.

 

Novo serviço de DNS da Cloudflare

De acordo com o comunicado, esta não é uma piada de 1 de abril. A escolha deste dia, para o lançamento deste serviço, está relacionado com o facto do endereço ter 4 1’s (1/4, referente ao dia).

Segundo os testes realizados, comparando a outros serviços de DNS populares, o serviço de DNS da Cloudflare é dos que garante menor latência, logo é dos mais rápidos. Podem ver todos os resultados aqui.

Ainda de acordo com o comunicado, este novo serviço de DNS não regista o endereço IP dos utilizadores (da mesma forma que outras empresas o identificam) e há suporte para DNS-over-HTTPS e TLS.A auditoria dos serviços é realizado pela empresa KPMG.

Podem ainda usar como endereço IPv4 alternativo o 1.0.0.1.

  • 1.1.1.1
  • 1.0.0.1

Quem quiser configurar em IPv6, devem usar os seguintes endereços:

  • 2606:4700:4700::1111
  • 2606:4700:4700::1001

Para saberem como configurar o novo serviço de DNS basta que carreguem no link seguinte.

Via Cloudfare